O AE D. Maria II distinguido no "Ciência na Escola" 2015
12º Edição do Projeto "Ciência na Escola" - Fundação Ilídio Pinho 2015
O projeto "RC Athena V1.0: 3D printing" recebeu uma menção honrosa do prémio Fundação Ilídio Pinho 2015, referente ao 4º escalão (ensino secundário). O AE D. Maria II levou ainda a concurso mais dois projetos, um no 1º escalão - "Um bosque ao lado da escola" e outro no 4º escalão - "Modelação astrofísica - Estrelas Wolf-Rayet com espectroscópios de baixa resolução".
O projeto é um Kit de impressora 3D, replicável, para impressão tridimensional que foi desenvolvido ao longo de vários meses por uma equipa de alunos da escola D.Maria II. O objetivo foi construir um KIT replicável dando a possibilidade a qualquer pessoa, com o mínimo de empenho, de construir uma impressora 3D com custos relativamente pequenos. Foi disponibilizado ainda um manual de instruções, para que se possa pôr mãos à obra e possibilitar a qualquer pessoa o uso, em casa, de algo que está na ribalta da inovação em tecnologia.
O concurso visa motivar todos os alunos do ensino não superior, do pré-escolar ao 12º ano, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha das áreas ligadas à ciência e à tecnologia. A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia patrocinam os prémios, diferenciados em função do nível de ensino a que se dirigem.
O tema para 2015 foi "Ciência e tecnologia como resposta aos grandes desafios da sociedade", sendo os trabalhos a concurso diferenciados por quatro escalões:
- 1º Escalão - Pré-Escolar;
- 2º Escalão - 1º Ciclo;
- 3º Escalão - 2º e 3º Ciclos;
- 4º Escalão - Ensino secundário
Descrição dos projetos
Projeto 1 (4º Escalão) - Menção Honrosa
RC Athenas 3D v 1.0:
3D printing - um kit de impressão reciclável
Alunos responsáveis: Manuel Brandão, Ana Rita Gomes e Alexandra Brito
Colaboração: João Lima, Maria João Ramos, Gonçalo Soares, Guilherme Santos, Luís Santos, Mariana Diaz, Mariana Silva, Ana simão, Sofia Lages, Joana Mendes, André Viana, Alexandre Gomes e Diogo Luís.
Resumo
"RC Athenas 3D v1.0: 3D printing - um kit de impressão reciclável" é um kit robótico cartesiano, replicável, de impressão tridimensional que foi desenvolvido ao longo de vários meses por uma equipa de alunos da Escola Secundária D. Maria II. O objetivo foi construir um kit replicável dando a possibilidade a qualquer pessoa, com o mínimo de empenho, de construir uma impressora 3D a custos relativamente pequenos. Disponibilizamos ainda uma manual de instruções para que se possa por mãos à obra e passarmos a usar em casa algo que está na ribalta da inovação em tecnologia.
Projeto 2 (4º Escalão)
Modelação Astrofísica:
Estrelas Wolf-Rayet com espectroscópios de baixa resolução.
Alunos responsáveis: Ivo Gonçalves, Mauro Franqueira e Daniel Diaz.
Colaboradores: Tiago Aston, Joana gonçalves, milena Pereira, Joana Nunes, Rafael Cerqueira, Nuno mourão, Mariana Silva, Manuel Brandão e Gonçalo Soares.
Resumo
Fruto das tendências de investigação atuais na astronomia, as estrelas "Wolf-Rayet" ainda são pouco estudadas nos dias de hoje em comparação com outras áreas de trabalho. Uma das razões poderá estar relacionada com o facto de que muito pouco se sabe sobre elas e os modelos atuais ainda não conseguem explicar muito bem o seu comportamento. "Wolf-Rayet" são estrelas massivas que têm uma luminosidade um milhão de vezes maior do que o sol, uma temperatura de cerca de oito vezes maior e um pico de emissão de radiação que se situa no UV. O nosso projeto consiste numa investigação integrada de diversas estrelas W-R, recorrendo à espectrocospia estrelar no visível, para estudar a sua dinâmica ao longo do tempo e alguns parâmetros astrofísicos.
Projeto 3 (1º Escalão)
Um Bosque ao lado da nossa escola - A utilização de cogumelos para controle do colesterol dos nossos pais
Jardim de Infância de Tenões.
Alunos participantes: Alunos de 4, 5 e 6 anos a frequentar o Jardim de Infância de Tenões- Afonso Martins; Afonso Menezes; Alice Ferreira; Alice Martins; Ana Gomes; Ana Jorge Silva; André Oliveira; Arousha Shasavandi; Bárbara Pinto; Bryan Afonso; Diogo Salgado; Diogo Tavares; Francisco Silva e Sá; Inês Nogueira; Lara Salgado; Madalena Gil; Mafalda Gonçalves; Margarida Azevedo; Maria Jorge Saraiva; Maria Miguel Maia; Maria Menezes; Matilde Costa; Nuna Rodrigues; Nuno Friande; Ricardo Monsanto.
Professor coordenador: Maria de Fátima Coimbra
Parcerias Institucionais: PhosPhorland, Bioinvitro, Exploração de cogumelos "A portelinha", Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho
Outros Contributos: Nutricionista (Dra. Tânia da Silva) e Farmacêutica (Dra. Heliana Rodrigues).
Resumo
No âmbito do Projeto de investigação-ação sobre cogumelos, desenvolvido pelas crianças do Jardim de Infância de Tenões, Braga. Os principais objetivos desta ação foram: o desenvolvimento pró-ativo do espírito científico nos mais novos e o aprofundamento do intercâmbio entre diferentes elementos da Comunidade Educativa. Depois do estudo das características dos cogumelos, envolvemos as crianças em trabalho de pesquisa sobre a relação entre a alimentação e a saúde. As crianças focalizaram o seu estudo nos fins terapêuticos dos cogumelos shiitake. Concebemos e construímos numa mini estufa a cultura dos cogumelos, numa atividade aberta à Comunidade Educativa. Realizamos duas visitas de estudo a duas explorações de produção de cogumelos shiitake. Planificamos um regime alimentar que incluía os referidos cogumelos a que aderiram mães voluntárias. Medimos o nível de colesterol total no sangue das mães e procuramos relacionar o consumo de cogumelos shiitake com o nível de colesterol. Todo o projeto foi apoiado por técnicos especializados: a cultura dos cogumelos e as visitas de estudo foram supervisionadas por uma engenheira agrónoma. A relação entre a alimentação e a saúde foi desenvolvida em colaboração com uma nutricionista. A medição dos níveis de colesterol total no sangue das mães voluntárias está a cargo de uma farmacêutica.