Lançamento do livro "Raparigas na Ciência"
No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, foi apresentado o livro “Raparigas na Ciência “, pelas 11.00, no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa.
A sessão contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e foi transmitido via streaming na página de Youtube do Pavilhão do Conhecimento.
Como forma de apoiar e promover o acesso das mulheres e raparigas à educação, formação e atividade de investigação científica, tecnológica, de engenharia e matemática, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.
A Ciência Viva lançou a primeira edição do livro “Raparigas na Ciência”, que dá a conhecer os rostos de 115 estudantes, de norte a sul do país e do primeiro ciclo ao ensino universitário, que têm demonstrado o seu interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia, participando em projetos científicos durante o seu percurso escolar.
A aluna Rita Matos (página 99), destaca-se pela participação em diversos projetos científicos, através do Clube Ciência Viva: Prémio Fundação Ilídio Pinho (1º prémio em 2016/2017); Concurso Jovens Cientistas e Mostra Nacional de Ciência 2020 (3ºprémio); 32nd European Union Contest for Toung Scientists (EUCYS 2021); The Internacional Forum for Scientific Youth – Step into the Future, Russia (3º prémio em 2021); Tec2Med | Techonology and Innovation in Medicine (Menção Honrosa em 2021).
Para mais informações: