Informação aos pais ou encarregados de educação: COVID - 19
Atendendo à informação imprecisa publicada no jornal online O Minho, informo toda a comunidade educativa do seguinte:
1 – devido à sobrecarga nos serviços da Unidade de Saúde Pública de Braga - ACES Cávado I - Braga, e uma vez que foram indicados por este Agrupamento aproximadamente 200 alunos que tiveram contacto direto com o professor de Educação Moral e Religião Católica (EMRC) e para que a informação chegasse em tempo útil, foi-nos solicitado que fosse encaminhada informação sobre os procedimentos que os Encarregados de Educação e os alunos deveriam seguir.
2 – conforme o solicitado pela Unidade de Saúde Pública de Braga, este Agrupamento de imediato informou todos os Encarregados de Educação/Alunos que possuíam email e que tiveram aulas com o docente no dia 10 e 11 de março.
3 – as datas indicadas correspondem à manifestação dos primeiros sintomas pelo docente. A infeção apenas foi validade no dia 20 de março.
4 – a Unidade de Saúde Pública de Braga contactou os Encarregados de Educação / Alunos que apenas tinham telefone.
5 – a informação transmitida pela Unidade de Saúde Pública de Braga foi reencaminhada por este Agrupamento. Nesta informação, os únicos contactos que constam são da Linha SNS24 e o contacto do Delegado de Saúde e não a deslocação ao centro de triagem conforme notícia o jornal.
6 – as turmas a que o professor leciona, mas que não tiveram contacto direto com o mesmo antes do dia 10 de março, não foram contactadas conforme orientação da Unidade de Saúde.
7 - A quarentena para os alunos que tiveram contacto direto com o docente termina no dia 25 de março.
No intuito de esclarecer os Encarregados de Educação dos alunos que tiveram aula de EMRC, até ao dia 09 de março, e de acordo com as orientações da DGS, os mesmos não são considerados contactos diretos com o docente.
Braga, 23 de março de 2020
O Diretor
João Luís Dantas Leite