"Auschwitz - marcas de uma herança."
A partir do dia 27 de janeiro, até 10 de fevereiro, estará patente ao público, no Átrio da Escola Secundária D. Maria II, a exposição fotográfica Auschwitz: Marca(s) de uma herança, da autoria do jornalista David Araújo, evocando o 75.º aniversário da libertação do maior e mais terrível campo de extermínio nazi, em cujas câmaras de gás e crematórios foram mortas mais de um milhão de pessoas.
O autor das fotografias é jornalista-repórter da RTP e tem desenvolvido diversos trabalhos fotográficos associados às suas reportagens, que lhe têm servido de motivação para alertar e sensibilizar as gerações mais jovens para as inúmeras atrocidades que a História recente tem para nos mostrar.
Partindo do universo monocromático que Auschwitz apresenta, as imagens expostas são a preto e branco e convidam o visitante a refletir sobre a condição humana. Como forma de criar empatia com o contexto histórico que pretendem evocar, todas as legendas são compostas por testemunhos das vítimas.
A exposição será complementada com a apresentação de um vídeo referente a uma entrevista do autor a Leon Weintraub, um dos sobreviventes de Auschwitz, que sobreviveu à passagem pelo campo de extermínio, de onde conseguiu fugir, perdendo, no entanto, toda a família.
Todos os anos, por esta altura, já são cada vez menos os sobreviventes de Auschwitz que regressam à Polónia para assinalar a libertação do Campo de Concentração que ali existiu e que é considerado o maior símbolo do Holocausto. Deixam-nos o importante legado de não permitir que se repita.
Assim, e porque importa não esquecer, convidamos a comunidade bracarense a visitar esta exposição durante o período de funcionamento da Escola Secundária D. Maria II.